Arquitectura . Arquitectura de Interiores, Design Para o Contexto

Fundação Calouste Gulbenkian, 1999, Lisboa

Remodelação do projecto de arquitectura de interiores, equipamento e mobiliário – áreas públicas e áreas sociais.

Para o projecto de remodelação das áreas públicas da Fundação Calouste Gulbenkian(1999-2004), Daciano da Costa desenha a galeria de exposições temporárias, o balcão de recepção, a livraria, a zona de recepção de conferências, a bilheteira e o átrio da biblioteca. Para as áreas sociais, Daciano desenha o restaurante, o hall da administração/direcção e as salas de refeições da direcção, da administração e dos funcionários. Mais ainda, a título de exemplo, Daciano da Costa retoma peças implementadas no projeto inicial de arquitectura de interiores da Fundação Calouste Gulbenkian (1966 -1969), entre elas, a poltrona e o sofá Fundação, as cadeiras da sala de jantar da direcção e do restaurante dos funcionários.

Para a zona de recepção de conferências Daciano retoma a Boroa 1 concebida para o Centro Cultural de Belém, (1990-1992); a poltrona é adaptada sendo-lhe atribuida pés finos, mantendo o ritmo de sequência do desenho no conjunto da disposição das poltronas, desta vez implementando a cor bordeaux. Outra peça reeditada é a poltrona Palácio, em pele castanha, que tinha sido concebida em tecido de lã para o Hotel Madeira Hilton/Madeira Palácio (1970-1971). A poltrona Palácio foi igualmente reeditada para o Centro Cultural de Belém (1990-1992) em pele preta.

  • Cliente

    Fundação Calouste Gulbenkian

  • Equipa de Projecto

    Daciano da Costa, Filipe Cardoso

  • Outras Participações

    Obra de Remodelação: Construções António Martins Sampaio
    Fabricante do Mobiliário: Ângelo de Sousa Braga

Reedições da Galeria relacionados

Poltrona Palace

LINHA PALACE
Obra: Hotel Madeira Palácio (1970-1971)
Reedições: Centro Cultural de Belém (CCB) (1990-1992), Fundação Calouste Gulbenkian (1999-2004)
Reedição: Atelier Daciano da Costa

Ver mais
Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.