Design Industrial . Design Urbano

Centro Histórico de Beja, 2000, Beja

Sistemas integrados de Design Urbano e Arte Publica (equipamento urbano especial e sinalização informativa de monumentos).

O principal objectivo deste projecto, de acordo com a intenção da encomenda, consistiu em encontrar modos de contribuir para o reforço de uma imagem diferenciadora da cidade: desejava-se contrariar a uniformização, decorrente da aplicação de modelos estandardizados, produzidos pelas grandes companhias que dominam o mercado internacional do equipamento urbano. Assim, entendeu-se que os equipamentos e a sinalização informativa para o núcleo antigo de Beja deviam reflectir algumas “componentes históricas e culturais específicas” que pudessem ser reconhecidas como “elementos da identidade da cidade e da região de Beja”. Uma especial importância foi atribuída ao “labor dos artesãos e dos artistas que mais marcaram a imagem cultural da cidade”. 

O Design Urbano aspira aqui à criação de objectos singulares; para tal, deve aproximar-se da pesquisa plástica. O ponto de partida para o desenvolvimento do projecto foi a estética do escultor Jorge Vieria (1926-1998). 

A Linha Daciano, resultado da família de objectos desenhada para o Centro Histórico de Beja, mantém-se até hoje entre as linhas de mobiliário de exterior, apresentadas pelo Atelier Daciano da Costa, produzida e comercializada pela Larus.

  • Cliente

    Câmara Municipal de Beja

  • Equipa de Projecto

    Daciano da Costa, Filipe Cardoso, Rosa Moreira, Mafalda Luz

  • Outras Participações

    Em Associação com: Letra ETP | Carlos Rocha
    Fabricante de Mobiliário: Metalúrgica da Longra

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.