Onde Encontrar

Exposições

No ámbito do projecto de conservação, valorização e comunicação da obra do Daciano da Costa, a equipa dá continuidade ao desejo do autor de preservar o seu espólio continuando a apresentar a sua obra a algumas instituiçoes e museus nacionais e internacionais.

Esperar Sentado... O Design da Cadeira em Portugal

Em exibição de julho a outubro. 

Através de um ciclo de conversas que ocorreu na Roca Lisboa Gallery entre 2021 e 2022, procurou-se desenhar o percurso histórico, em particular no design da cadeira em contexto nacional. Através da análise do mais icónico móvel de assento, a Cadeira, tentaremos construir a sua evolução e contextualização através de leituras estruturadas directamente com os seus criadores. A exposição reporta alguns dos exemplos mais importantes, e já com significado histórico, dos participantes neste núcleo de conversas que agora se converte em exposição. Olhando para este objecto enquanto barómetro das condições culturais e sociais que atravessaram o país, através de peças da autoria de Carmo Valente, António Garcia, Daciano da Costa, Nuno Ladeiro, Toni Grilo, Marco Sousa Santos, Paulo Parra, Pedro Silva Dias ou Daniel Caramelo, tentaremos esboçar um traço da segunda metade do séc XX em torno do design de cadeiras em territorio nacional.

Partilhar

Design em São Bento – Traços da Cultura Portuguesa

Em exibição até janeiro de 2024.

Inaugurou a exposição "Design em São Bento, Traços da Cultura Portuguesa", onde ao todo estão representados 41 artistas portugueses.

Mais que uma exposição celebra-se a abertura das portas da Residência Oficial do Primeiro-Ministro a uma decoração de interiores contemporânea composta por peças de design português; vão ser testemunhas vivas das múltiplas visitas e encontros proporcionados pelo Primeiro-Ministro.

Visita de entrada gratuita.

Poderá visitar a Residência Oficial do Primeiro-Ministro todos os primeiros domingos de cada mês das 11h às 17h. Visitas guiadas  das 11h às 13h, mediante marcação prévia até 5a feira anterior à visita.

Limite: 40 pessoas.

T. 218 171 526/ 218 171 897

designsaobento.visitas@gmail.com

Do Atelier Daciano da Costa poderá ver:

No átrio da entrada o Canapé "Reitoria" de 3 lug. (2019), uma reedição a partir da peça original desenhada por Daciano da Costa para a Reitoria da Universidade de Lisboa (1960-1961).

Na Sala dos Embaixadores a Tapeçaria Linha "Penta I" (2019), uma edição nunca antes realizada pelo Atelier Daciano da Costa, desenhada a partir dos estudos originais de Daciano da Costa para a sinalética do Hotel Penta (1971).

No segundo andar, um cinzeiro em mármore, peça original da autoria de Daciano da Costa.

Link Partilhar
Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.