Onde Encontrar

Exposições

No ámbito do projecto de conservação, valorização e comunicação da obra do Daciano da Costa, a equipa dá continuidade ao desejo do autor de preservar o seu espólio continuando a apresentar a sua obra a algumas instituiçoes e museus nacionais e internacionais.

DACIANO DA COSTA, Da forma no espaço ao espaço da forma. Inauguração: 19 Fev_15:00 - 19: 00 @ CLINK.

Exibição até 28 de maio de 2022.

Exposição que explora a essência holística e a pertinência da obra do Designer Daciano da Costa – o maior precursor do Design Português, com curadoria de Le Brimet e Susana Chasse. Evento organizado pelo CLINK em colaboração com o Atelier Daciano da Costa.

Uma mostra inédita, a primeira após vinte e um anos, que enaltece o espírito criativo do autor e a materialização das suas ideias em objectos modernistas de diferentes escalas, processos industriais/artesanais e materialidades, criadas em intervalos espaço- temporais definidos à priori. Design para o contexto, feito para o espaço concreto mas simultaneamente capaz de ultrapassar as premissas iniciais, afirmando-se como obra de design em toda a sua plenitude – Design Total, Intemporal e autêntico. Uma experiência de contemporaneidade pedagógica e sensorial que revela a importância vital que o design tem na definição do percurso profissional de Daciano, que fez da prática uma disciplina académica e profissional e da experimentação uma constante na sua assinatura.

O passado histórico remete- nos para a génese do pensamento e da acção-concretização, o presente é agora definido pelas reedições coordenadas pelo Atelier Daciano da Costa, liderado pela sua filha e arquitecta Inês Cottinelli. O futuro será a afirmação nacional e internacional do legado indissociável da história e cultura nacionais, materializado e imortalizado em formas que preenchem espaços, casas, museus e edifícios públicos - Homem/Marca. Uma experiência global organizada e apresentada pelo CLINK, em estreita colaboração com o Atelier Daciano da Costa, que expõe peças originais e reedições,um documentário, desenhos do autor , fotografias e podcast - Testemunhos do universo inigualável e irrepetível de Daciano da Costa, o criativo que desenhou formas para o espaço arquitectónico, criando espaço na cultura para a afirmação das suas formas.

Local :

CLINK _Rua do Rosário 84 Loja 17, 4050-381 Porto. Sobre o CLINK:

O CLINK apresenta-se como um organismo cultural, social e económico que pretende ligar artistas, designers, artesãos, marcas e a indústria no geral. Foi fundado pelos empreendedores criativos Paulo André e Le Brimet em 2021 e conta a colaboração da Directora de Arte Susana Chasse e a Project Manager Ana Murmur

Link Partilhar

Design em São Bento – Traços da Cultura Portuguesa

Em exibição até janeiro de 2024.

Inaugurou a exposição "Design em São Bento, Traços da Cultura Portuguesa", onde ao todo estão representados 41 artistas portugueses.

Mais que uma exposição celebra-se a abertura das portas da Residência Oficial do Primeiro-Ministro a uma decoração de interiores contemporânea composta por peças de design português; vão ser testemunhas vivas das múltiplas visitas e encontros proporcionados pelo Primeiro-Ministro.

Visita de entrada gratuita.

Poderá visitar a Residência Oficial do Primeiro-Ministro todos os primeiros domingos de cada mês das 11h às 17h. Visitas guiadas  das 11h às 13h, mediante marcação prévia até 5a feira anterior à visita.

Limite: 40 pessoas.

T. 218 171 526/ 218 171 897

designsaobento.visitas@gmail.com

Do Atelier Daciano da Costa poderá ver:

No átrio da entrada o Canapé "Reitoria" de 3 lug. (2019), uma reedição a partir da peça original desenhada por Daciano da Costa para a Reitoria da Universidade de Lisboa (1960-1961).

Na Sala dos Embaixadores a Tapeçaria Linha "Penta I" (2019), uma edição nunca antes realizada pelo Atelier Daciano da Costa, desenhada a partir dos estudos originais de Daciano da Costa para a sinalética do Hotel Penta (1971).

No segundo andar, um cinzeiro em mármore, peça original da autoria de Daciano da Costa.

Link Partilhar
Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.