Daciano da Costa

1930 - 2005

Considerado um dos mais destacados arquitectos e designers portugueses, Daciano da Costa nasceu em 1930 em Lisboa. Frequentou a Escola de Artes Decorativas de António Arroio e a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, vindo a dirigir a primeira licenciatura em Arquitectura de Design.

Arquitecto, designer, empresário e pedagogo, foi considerado "o papa do design português."

Ver Biografia

Do Desenho ao Projecto

Daciano da Costa foi um dos pioneiros do design industrial em Portugal e projectou para numerosos sectores da indústria nacional. Desde muito cedo, Daciano da Costa dedicou–se à concepção de mobiliário e equipamento para ambientes específicos, na complementaridade do projecto de arquitectura e em estreita articulação com ele.

Ver Obra

Casino do Estoril 1966 - 1967

Um olhar actual

Obras de Daciano da Costa

No vasto currículo de Daciano da Costa, destacam-se trabalhos em áreas como a arquitectura de interiores, design de mobiliário, industrial, de exposições e gráfico, bem como cenografia e figurinos, sendo considerado por muitos como o mais importante designer português do século XX. A obra de Daciano da Costa pode ser vista em Portugal e no mundo em locais como o MUDE - Museu do Design e da Moda, CCB - Centro Cultural de Belém, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centre Georges Pompidou entre outros.

Onde encontrar

Linha "Cortez" 1962

Atelier Daciano da Costa

Preservar, comunicar e internacionalizar a obra de Daciano da Costa é a nossa missão.
Acreditamos que toda a sua obra foi o resultado de uma forma de olhar para o mundo, uma filosofia de design e processo que merecem ser partilhados.

Sociedade Actual
Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.