Daciano da Costa

1930 - 2005

Considerado um dos mais destacados arquitectos e designers portugueses, Daciano da Costa nasceu em 1930 em Lisboa. Frequentou a Escola de Artes Decorativas de António Arroio e a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, vindo a dirigir a primeira licenciatura em Arquitectura de Design.

Arquitecto, designer, empresário e pedagogo, foi considerado "o papa do design português."

Ver Biografia

DACIANO DA COSTA, Da forma no espaço ao espaço da forma. Inauguração: 19 Fev_15:00 - 19: 00 @ CLINK.

Em exibição até ao fim do mês de Agosto. 

Exposição que explora a essência holística e a pertinência da obra do Designer Daciano da Costa – o maior precursor do Design Português, com curadoria de Le Brimet e Susana Chasse. Evento organizado pelo CLINK em colaboração com o Atelier Daciano da Costa.

Uma mostra inédita, a primeira após vinte e um anos, que enaltece o espírito criativo do autor e a materialização das suas ideias em objectos modernistas de diferentes escalas, processos industriais/artesanais e materialidades, criadas em intervalos espaço- temporais definidos à priori. Design para o contexto, feito para o espaço concreto mas simultaneamente capaz de ultrapassar as premissas iniciais, afirmando-se como obra de design em toda a sua plenitude – Design Total, Intemporal e autêntico. Uma experiência de contemporaneidade pedagógica e sensorial que revela a importância vital que o design tem na definição do percurso profissional de Daciano, que fez da prática uma disciplina académica e profissional e da experimentação uma constante na sua assinatura.

O passado histórico remete-nos para a génese do pensamento e da acção-concretização, o presente é agora definido pelas reedições coordenadas pelo Atelier Daciano da Costa, liderado pela sua filha e arquitecta Inês Cottinelli. O futuro será a afirmação nacional e internacional do legado indissociável da história e cultura nacionais, materializado e imortalizado em formas que preenchem espaços, casas, museus e edifícios públicos - Homem/Marca. Uma experiência global organizada e apresentada pelo CLINK, em estreita colaboração com o Atelier Daciano da Costa, que expõe peças originais e reedições,um documentário, desenhos do autor , fotografias e podcast - Testemunhos do universo inigualável e irrepetível de Daciano da Costa, o criativo que desenhou formas para o espaço arquitectónico, criando espaço na cultura para a afirmação das suas formas.

Local :

CLINK _Rua do Rosário 84 Loja 17, 4050-381 Porto. Sobre o CLINK:

clink.pt

EXPOSIÇÃO DACIANO DA COSTA NO CLINK

Um olhar actual

Obras de Daciano da Costa

No vasto currículo de Daciano da Costa, destacam-se trabalhos em áreas como a arquitectura de interiores, design de mobiliário, industrial, de exposições e gráfico, bem como cenografia e figurinos, sendo considerado por muitos como o mais importante designer português do século XX. A obra de Daciano da Costa pode ser vista em Portugal e no mundo, em locais como o MUDE - Museu do Design e da Moda, CCB - Centro Cultural de Belém, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centre Georges Pompidou, entre outros.

Onde encontrar

Quadratura 1971

Atelier Daciano da Costa

Venha visitar a nova galeria Daciano da Costa Design em Lisboa.

Espaço onde poderá ver modelos originais da autoria de Daciano da Costa, e as reedições nas quais o Atelier tem vindo a trabalhar desde 2019.

ONDE COMPRAR
Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.