Design Industrial . Design Urbano

Requalificação da Praça da Figueira, 1999, Lisboa

Design Urbano e Arte Pública.

Como parte do projecto de requalificação da Praça da Figueira, os edifícios envolventes serão revestidos com um sistema de composições de azulejos, naquilo que foi entendido como uma operação de Arte Pública (pela sua proximidade em relação às Artes Plásticas). O recurso a um leque restrito de cores e de motivos gráficos, tomados directamente da tradição de revestimentos azulejares de fachada, a exploração sistemática das suas possibilidades de combinação, por forma a definir uma tipologia de padrões e a gradação das respectivas densidades, permitiu estabelecer uma série de critérios de aplicação que reforçam. A implantação do monumento equestre no espaço da praça foi também alterada, no sentido de reformular a sua relação com a malha urbana pombalina.

A Linha Daciano, resultado da família de objetos desenhada para este projeto e antes para o Centro Histórica de Beja (2004),  mantém-se até hoje entre as linhas de mobiliário de exterior, apresentadas pelo Atelier Daciano da Costa, produzida e comercializada pela Larus.

  • Cliente

    Câmara Municipal de Lisboa

  • Equipa de Projecto

    Daciano da Costa, João Paulo Martins, Filipe Cardoso, Rosa Moreira

  • Outras Participações

    Consultores: João Júdice Gloria, Grade Ribeiro, Caetano Gonçalves, engenheiros
    Parcialmente executado.

Reedições da Galeria relacionados

Dissuasor Fradinho FR3

LINHA DACIANO

Obra: Centro Histórico de Beja (2004)
Produção: Larus

Dissuasor Fradinho FR4

LINHA DACIANO

Obra: Centro Histórico de Beja (2004)
Produção: Larus

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.