Design Industrial . Design Urbano

Projecto Especial do Eixo Central do Alto do Lumiar, 2000, Lisboa

Sistema de equipamentos e comunicação visual gráfica. Sistema de padronagem de pavimentos. Planos de cor | caderno de normas.

Com o objectivo de qualificar a imagem do chamado “eixo central” e garantir a unidade do conjunto, foi proposto um plano de composição e padronagem de pavimentos, em articulação com a definição dos planos de cor a aplicar na arquitectura, cujo conceito assenta em dois pressupostos: reforçar a integração do empreendimento na imagem da cidade de Lisboa –identificada com a “história dos passeios”, elemento cultural e, principalmente, humanizador da vivência quotidiana do espaço público – e estabelecer uma linha de continuidade com o modo geométrico predominante no bairro.

O projecto do mobiliário urbano especial desenvolvido, a par do desenho de equipamento integrado no detalhe do urbanismo, tomou a mesma matriz gráfica como regra geométrica.

A Linha Comendador, resulta da família de objetos desenhada para o Alto do Lumiar (Lisboa), mantém-se até hoje entre as linhas de mobiliário de exterior, apresentadas pelo Atelier Daciano da Costa, produzida e comercializada pela Larus.

  • Cliente

    SGAL - Sociedade Gestora do Alto do Lumiar

  • Equipa de Projecto

    Daciano da Costa, Ana Monteiro da Costa, Filipe Cardoso, Mafalda Luz, Rita Reis
    Em curso

Reedições da Galeria relacionados

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.