Arquitectura . Arquitectura de Interiores, Design Para o Contexto

Edifício dos Paços do Concelho de Lisboa, 1997, Lisboa

Recuperação dos interiores e projecto de mobiliário – sala de sessões públicas, gabinete de apoio, entrada, sala polivalente, Passos Perdidos e recepção de público (piso térreo); mobiliário do gabinete do presidente - 1997; mobiliário do vice-presidente – 1998.

Na sequência do incêndio que destruiu grande parte dos interiores do edifício dos Paços do Concelho, formou‑se uma equipa para o desenvolvimento dos projectos de recuperação, reunindo uma série de autores sob a coordenação geral do arquitecto Francisco Silva Dias.

Daciano da Costa viria a intervir numa parte do piso térreo anteriormente ocupada com serviços burocráticos e que se decidiu recuperar para funções representativas. Em espaços adjacentes ao átrio principal, criou‑se uma área para recepção do público e uma galeria de exposições; ao fundo, uma nova sala de sessões públicas e os respectivos passos perdidos. Àquilo que foi possível recuperar do existente, a intervenção veio juntar um desenho despojado, moderno, que reinterpreta a linguagem do edifício com algum requinte no detalhe. Os pressupostos da linha de escritório Sancho (1997-1999) são desenvolvidos no mobiliário e nos equipamentos da sala de sessões; o ambiente geral é dominado pela cor saturada da pintura dos paramentos.

  • Cliente

    Câmara Municipal de Lisboa

  • Equipa de Projecto

    Daciano da Costa, Filipe Cardoso

  • Outras Participações

    Outras Participações: Fernando Conduto (escultura); Maria Velez, Sá Nogueira e Charrua (pinturas)
    Coordenação do Projecto Geral: Francisco Silva Dias
    Protótipos de Mobiliário: Ângelo de Sousa Braga

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.